segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 | By: Guilherme

A Teoria do Existir

De onde vim? Para onde vou? Qual o meu objetivo aqui? Porque existo?
Essas e outras perguntas são feitas com muita frequência quando paramos para pensar e refletir sobre nós mesmos. São as perguntas que assombram a humanidade desde tempos imemoráveis, no entanto, nunca são respondidas com exatidão.
O que sabemos é que todas as culturas do mundo, todas as religiões e etc., tem sua própria concepção e ponto de vista, o que nos leva a uma análise das concepções de nascimento, vida e morte para as diversas religiões.

No Ocidente encontramos principalmente a crença cristã na Ressureição e as demais crenças na Reencarnação.
No Oriente não é tão dividido como no Ocidente. As culturas Orientais estão mais acostumadas com o termo da Evolução do Ser (que conseqûentemente nos leva a Reencarnação).
A partir disso e de um estudo mais aprofundado, percebemos que todas as culturas do mundo, estão de certa forma no mesmo caminho. Algumas em um nível de entendimento mais avançado que outros, mas todos possuem de certa forma o mesmo objetivo: Alcançar um estado maior de evolução, subir e se tornar alguém mais evoluído e desenvolvido, como no Budismo: A Iluminação.
No entanto torna-se um assunto complicado de se discutir, pois uma teoria entra em conflito com outra e assim nunca se estabelece um acordo entre as religiões, nunca admitem-se uma a outra que ambas possuem o mesmo objetivo e de uma certa forma a mesma concepção de existir.
Religião, do latim Religare, tem como principal objetivo religar o homem a Deus, ao cosmos. No intuito de unir o homem, o microcosmo, á Deus, o macrocosmo e assim tornar-se um com o Divino, tendo alcançado um estado de evolução superior, alcançando a iluminação, se desprendendo da teia do tempo e não precisando mais reencarnar.
Então podemos deduzir que algumas religiões como o Cristianismo acreditam que a "iluminação" terá sido alcançada quando o homem estiver no paraíso junto aos anjos para adorar ao Senhor, enquanto que em outras religiões como o Budismo a iluminação é alcançada quando o homem consegue se libertar de todas as necessidades, cujas fontes sejam carnais, ou seja, quando o homem conseguir se auto-purificar espiritualmente (e fisicamente também) e tiver se desprendido do passado e do futuro, cujos são a fonte do sofrimento, caso sejam habituados aos nossos pensamentos e vida, vivendo em prol dos mesmos.
O que concluímos então é que embora exista todas essas desavenças entre as religiões, crenças e culturas, todas elas nos levam ao mesmo objetivo : A Evolução do Próprio Ser, cuja pode ser alcançada, evoluindo-se aos poucos, livrando-se de hábitos os quais obstrui-nos, embora cada religião, crença e cultura, tenha sua maneira a parte de buscar a evolução!
Eu particularmente tenho meu próprio caminho para a evolução o qual se baseia principalmente na Árvore da Vida, da Cabala e possuo um caminho espiritual independente de religião.
E vocês? Contribuam com suas opiniões e pontos de vista.
Obrigado e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário