sábado, 11 de dezembro de 2010 | By: Guilherme

A Fórmula para a Felicidade no seu Relacionamento Amoroso

Pra você o que é o amor?
Um sentimento qualquer? Um dom divino? Uma porta para o sofrimento? O presente de Deus? Algo que é difícil de se ter verdadeiramente? A fonte de tudo? Sexo? Qu
alquer coisa? Uma loucura? Tudo na vida? De verdade só o da mãe? O que?
Amor, amor, amor... O assunto mais procurado pelas pessoas, menos compreendido, no entanto o mais buscado!

"A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.", É o que diz nossa adorável wikipédia.
Iara Felix, uma estudante de 15 anos (my friend), diz que o amor é um sentimento muito forte capaz de te levar a fazer loucuras inimagináveis, mas que pouquissímas vezes é algo sincero.
Para muitos o amor é sofrimento, para outros é algo doce como mel.
No entanto o que se é bem conhecido de amor é que ele se divide em três: Eros, Philos e Ágape.


EROS
Eros é o amor de atração física, carnal, sexual. O amor de homem para mulher. Esse tipo de amor se liga claramente a atração física e sexual. O amor Eros é a manifestação do amor físico com o estímulo dos cinco sentidos e a satisfação dos mesmos.


PHILOS
Também chamado Phileo ou Philia, é o amor manifestado para mútuo beneficio, com bondade e lealdade. O amor de pais para filhos. É o tipo de amor que não se importa em abrir mão de algumas coisas para benefício do próximo. É aquele amor capaz de deixar o ser amado ficar com outro se acredita que daquela forma ele será feliz.


ÁGAPE
Ágape em latim significa amor. Ágape é o amor puro e fraterno, benevolente e abundante, o amor espiritual. Como muitos acreditam é o amor de Deus. Ágape é aquele amor que não possui malícia, nem segundas intenções, aquele amor que de forma alguma é compartilhado para receber algo em troca. Ágape é o verdadeiro e puríssimo amor.


Então podemos ter essa noção básica de amor. Mas afinal, por que tantas desavenças entre casais: casados ou não? Por que sempre existe brigas, confrontos, obsessão, ciúmes e até mortes pelo que as pessoas chamam de amor? Que amor é esse? Por que tanto sofrimento? A resposta é simples e só precisa ser colocada em prática.
O ato de não amar a si mesmo é o erro. As pessoas confundem amar a si mesmo com egoísmo e narcisismo. É preciso amar a si mesmo, ter amor por você mesmo, pela sua vida. Como queres amar alguém se não ama a ti mesmo, se te desvalorizas, te obstrui, te impede de realizar seus sonhos, de fazer o que verdadeiramente deseja, se te impede de fazer feliz a si mesmo. Quantas pessoas se auto-desencorajam, dizem que não vão conseguir, colocam isso na própria cabeça e por fim desistem, depois descobrem que estavam errados, que não deviam ter feito isso. E como você quer amar o próximo se não ama a si mesmo. Não pode dar ao outro o que não tem. E ainda existem pessoas que querem dar além do que possuem. Jesus disse algo muito verdadeiro, não importa se você não acredita em Jesus e seja ele quem quer que seja, mas ele disse algo que é puramente verdadeiro: "Ama ao próximo como ama a ti mesmo.", ele não disse "Ama ao próximo mais do que a ti mesmo.", porque não há como dar mais do que possui. Se você não ama a si mesmo e tenta amar outro alguém, você não dá amor a ela e isso gera o ciúmes e a obsessão, simplesmente porque você tem medo de perdê-la, porque acha que não está dando o amor necessário, a quantidade necessária. E se você ama alguém, mas ele não te ama? Isso é não ser correspondido. Abra os olhos dessa pessoa. E se você ama alguém, mas esse alguém não se ama e tenta te amar? Se você dá a esse alguém amor de verdade, o amor que você já possui, então ele não vai te machucar, ele aos poucos vai sendo amaciado pelo amor que você dá a ele. Entenda que esse é o problema dos casais. Entenda que ai mora o problema. Quando existem um homem e uma mulher e não há a intervenção do amor, a personalidade de ambos entram em conflito. Um interfere na personalidade do outro, isso é auto-destruição.
Então você que se vê encarando o amor como algo que gera sofrimento e está sofrendo por isso. Esforce-se para concertar o erro e seu parceiro (a), tem que te ajudar, para que ambos trabalhem na construção de um relacionamento saudável.
Então entenda. A Fórmula para a felicidade no seu relacionamento amoroso, é AMAR A SI MESMO!
Paz profunda a todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Demorou muito para que eu pudesse enxergar e aceitar.Mas essa é a mais pura verdade,não se ama alguém quando não se ama a si mesmo.

Guilherme disse...

É compreensível que de ínicio não se aceite, até eu as vezes me pergunto se esta fórmula pode ser verdadeira, mas é como você disse: a mais pura verdade.
Muito obrigado por comentar e visitar!
Um abraço!

Postar um comentário