sábado, 11 de dezembro de 2010 | By: Guilherme

Os Problemas Enfrentados ao Tentar Publicar Seu Livro

Pois é... Alguns pensam que é fácil. Não mesmo.
A cada dia que passa vejo mais e mais gente tendo a mirabolante idéia de escrever um livro. No ínicio tudo parece um sonho do qual nunca devíamos acordar caso não queiramos nos decepcionar. Primeiro temos uma idéia legal para um livro (o que na maioria das vezes é legal somente pra você), depois começamos alguns esboços, escrevo um pouco ali e rabisco um pouco aqui e logo mais tarde, caso a fantasia não tenha terminado antes, decidi-se publica-lo achando que ao menos uma editora vai estar interassada no seu trabalho, porém, não é bem por esse caminho. Após essa decisão o sonho de escrever e publicar um livro tem 99% de chance de desmoronar como um castelo de areia.

A verdade é que para publicar um livro se você não tem um currículo literário bem preenchido ou um alguém assim que te indique, as suas chances só vão diminuir. Nesse caso deve-se desistir? Nunca.
Vou contar a vocês o meu caso. Pesquisando frequentemente as diversas editoras que PODERIAM suprir minhas necessidades de edição, pude ver que muitos autores famosos também enfrentaram muitas dificuldades para publicar seus livros.
"Você sabia que alguns livros de John Grisham e J. K. Rowling foram recusados dezenas de vezes? Uma das melhores obras de Grisham, "Tempo de matar", foi recusado 26 vezes antes de ser publicado. E pensar que esse livro se transformou em sucesso mundial e sua história foi aproveitada para um filme também vitorioso.", diz Reinaldo Polito, mestre em ciências da comunicação, palestrante e professor de expressão verbal, autor de 19 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares. Polito diz mais a respeito: "O primeiro Harry Potter, de Rowling, recebeu nove "nãos"antes de ser impresso. Pois é, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" vendeu mais de 120 milhões de exemplares. Virou paixão de crianças e adultos em quase todos os países. Estou citando apenas esses que são os mais conhecidos. A lista é interminável."
Pois é caros leitores, eu fiquei pasmo com essa e muitas outras informações a respeito da publicação de um livro além do absurdo que você ganha, ou melhor, que você não ganha depois de tudo isso, caso o livro não produza o montante necessário para pagar as dispesas que o mesmo venha a produzir. Fiquei um pouco chateado, mas não desisti! Num belo dia, passeando pela rede cibernética, encontrei um artigo que falava de empresas que editam livros e os publicam de graça, sem nem um custo, com exceção de algumas, claro!
Então fui atraído para o clube dos autores e decidi que lá vai ser o meu primeiro passo!
No clube dos autores você escreve o livro, converte pra PDF, escolhe a capa, coloca no formato padrão e manda pra eles. Eles colocam o livro a mostra no site, você especula o preço e quando alguém fizer o pedido online, o pedido vai direto pra editora que faz a impressão na hora e manda pelo correio. Sendo que um livro de 70 páginas a baixo é grampeado e de 70 pra cima são impressos decentemente! :)
O legal é que você pode pedir uma quantidade legal de livros e presentear aos seus parentes e amigos, assim como divulgá-los pessoalmente!
Mas de qualquer forma o que estive tentando mostrar-lhes durante esse post, é que nem sempre as portas vão estar abertas pra você, mas é nesse momento que é preciso usar todas as suas forças para arrombá-las! Ou simplesmente procure janelas, formas mais acessíveis para você. Eu não procurei as portas que estavam fechadas desde o começo para mim, simplesmente porque existem outros meios! Não desanimem, nunca desistam, é uma idéia meio clichê, mas é verdadeira: Busquem seus sonhos sempre! Sabe por que? Porque vale a pena! No final você é surpreendido com o resultado do seu esforço! Eu ainda estou esperando o meu, mas sei que vai chegar.
Então eu já estou aqui trabalhando para que meu trabalho dê frutos! Faça a mesma coisa e vá além! Esses são os meus votos para você: Jovem Escritor que Sonha, mas Sonha Acordado! E é assim que tudo vai fluir!
Paz profunda a todos e Até mais!
____________________________________________________________________
Fontes: Artigo "A Aventura de Publicar um Livro", com Reinaldo Polito, UOL

2 comentários:

Unknown disse...

Poxa Adorei Tudo!!
Na opinião, o AMOR e Algo Inexplicavelmente Impossível De Explicar, Apenas Podemos Sentir,e Algo que Não Podemos Ter Forçar Pra conte-lo, Pois ele e a Pro-pia força... ((Resumindo e algo Muito Gostoso De Sentir quando ele e correspondido ))

Guilherme disse...

O Amor é realmente algo muito dificil de se compreender, até mesmo quando é sentido. No entanto se aplicarmos a fórmula: Amar a si mesmo, nossa vida e principalmente os nossos relacionamentos amorosos, vão melhorar muito e seremos verdadeiramente correspondidos! Experimenta utilizar a fórmula e depois você me diz o que achou!
Abraço! :D

Postar um comentário